O Veils é um módulo do tipo VCA (Voltage Controlled Amplifier) com quatro canais.
Um VCA (no contexto dum sistema modular) serve para variadas tarefas: pode ser utilizado para atenuar ou amplificar um sinal áudio ou de modulação; pode ser uma espécie de misturador onde ligará a saída dum módulo oscilador para depois o controlar com uma função ou envelope; ou funcionar mesmo como misturador autónomo.
No caso do Veils, temos 4 canais distintos, cada qual com a sua curva de resposta que pode oscilar entre uma curva linear (onde o ganho é 2, portanto duplica o sinal que entra) e uma curva exponencial (que pode levar a ganhos 10 vezes maiores relativamente ao sinal que entra).
O Veils da Mutable pode também funcionar como misturador, uma vez que – se não ligar cabo nenhum numa determinada saída – o sinal dele canal é adicionado ao canal de baixo.
Portanto, se ligar apenas a saída 2, na realidade possuirá misturado os canais 1 e 2.
Se ligar à saída 3, terá misturado os canais 1, 2 e 3.
Isto permite-lhe utilizar o Veils também como misturador de sinais áudio, ou mesmo misturador de modulações (ligue dois LFO’s e uma função qualquer às entradas 1, 2 e 3, e “colha” o resultado mais complexo na saída 3 para a seguir modular o que precisar).
Costuma dizer-se que nunca se tem VCA’s a mais num sistema modular.
Com o Veils à disposição, a verdade é que não necessitará de muitos mais num sistema de média complexidade.