Este é mais um daqueles exemplos em que não se pode julgar um produto pelo seu tamanho.
Foi necessário um trabalho diligente de vários anos, por parte da equipa da EVE Audio, para conseguir seleccionar os melhores componentes e garantir a melhor performance num produto de pequena dimensão, mantendo o custo acessível para quem procura qualidade sem ter de arruinar a conta bancária.
As SC203 são assim uma solução de grande qualidade para quem tem pouco espaço físico disponível ou para quem procura qualidade com portabilidade.
O público-alvo destas colunas são todos os ouvintes discernentes que trabalham em pós-produção; clientes que trabalham em produção musical e querem ter um segundo par de colunas de boa qualidade para avaliar as suas produções em diferentes contextos de audição; ou mesmo quem precisa de transportar as colunas regularmente por motivos de trabalho ou lazer, e não queira prescindir duma monitorização de qualidade.
Estas colunas são vendidas ao par, naquilo a que normalmente se chama um conjunto “Master-Slave”. A ideia é a amplificação estar reunida apenas numa das colunas (Master), sendo a partir desta coluna que se realizam todas as operações de volume e DSP. Através dum robusto cabo de ligação (incluído), a ligação faz-se então à coluna passiva (Slave).
Cada par de SC203 é também fornecida com um par de FlexiPad’s. Trata-se de bases em borracha vulcanizada que ajuda a dissipar as vibrações entre a coluna e o local onde ela é colocada (suporte, mesa ou secretária, etc.). Não apenas isso, mas também permitem angular a coluna com precisão a 0º, 7,5º ou 15º de inclinação.
Dependendo do contexto, o utilizador poderá utilizar o FlexiPad como melhor lhe convier.
Para além do FlexiPad, as SC203 possuem também alguns acessórios (opcionais), como por exemplo o saco de transporte robusto em nylon ou um adaptador em aço que lhe permite fixar as colunas em qualquer tripé de microfone.
Particularidades técnicas – o radiador passivo
Quando se utilizam woofers em pequenas colunas como esta, é necessário tomar em conta algumas considerações.
Para garantir uma reprodução precisa da gama baixa de frequências, a EVE Audio desenvolveu um woofer de 3” com um electroíman de 1” para garantir uma excursão linear mais longa. Desta forma, é possível obter-se uma excursão de mais ou menos 5mm (5mm para a “frente”, e 5mm para “trás”), o que também obrigou a que se repensasse a constituíção em camadas da membrana do woofer para manter uma baixa ressonância, estabilidade e linearidade de transmissão.
Para salientar as frequências graves, a EVE AUDIO decidiu fazer uso duma tecnologia que não se vê muito em colunas deste preço, dados os custos envolvidos.
Trata-se dum radiador passivo que, no fundo, não passa dum segundo woofer desacoplado da estrutura (sem amplificação) e que vibra com a força interna do ar.
Assim, foi possível melhorar espectacularmente a resposta das frequências graves (62Hz, -3dB, na gama inferior), sem necessitar de mecanismos de libertação de ar como Bass Ports que são susceptíveis de causar distorção harmónica se não forem bem construídos (para não falar da horrível distorção de compressão de ar que uma Bass Port mal dimensionada pode provocar).
Um segundo woofer passivo traz assim mais detalhe e fidelidade às frequências graves, sem todos os problemas normalmente associados às portas Reflex.
O resultado é uma coluna que toca “alto e com bom som”, dando a entender que o som está a vir dum par de colunas substancialmente maior do que as dimensões sugerem.
Cada conjunto SC203 possui quatro amplificadores PWM de 30W cada. Dois para cada um dos woofers, e dois para cada um dos tweets.
Em termos de ligações, podemos encontrar três tipos de entradas na parte traseira – par analógico em tomadas RCA, e duas entradas digitais (óptica digital/Toslink e USB).
E a saída de subwoofer (com controlo de volume incorporado) permite-lhe ligar um subgrave como o TS107 ou TS108, criando assim um poderoso sistema 2.1.
Na parte traseira encontrará também um sistema de interruptores agrupados do tipo DIP (Dual In-line Package) que lhe permite seleccionar se quer as colunas a funcionar apenas dos 80Hz para cima (quando ligadas ao subgrave), ou se prefere somar as frequências graves de ambos, sem qualquer tipo de limitação.
O tweeter µA.M.T.
Foram necessários alguns meses de trabalho intenso até se perceber que uma simples adaptação dos tweeters existentes da EVE Audio não iria funcionar.
De maneira que foi desenvolvido um novo tweeter unicamente para estas colunas, de nome µA.M.T.
Trata-se dum tweeter de alta resolução, capaz de reproduzir frequências agudas com um máximo de eficiência e clareza.
A membrana “harmónica” (porque tem a forma dum harmónio) deste tweeter tem uma superfície de 400mm², cerca de metade da área do tweeter RS1 (incluído nas colunas SC204). Um guia integrado (uma espécie de “funil”) ajuda a criar um padrão de dispersão óptimo, o que significa que o sweetspot será muito mais amplo do que é normalmente expectável de colunas desta dimensão.
E uma vez que não é hábito da EVE Audio cortar nas características para oferecer produtos mais baratos, também as SC203 beneficiam de pequenos toques como a protecção da Grid, uma grelha metálica que se prende magneticamente ao tweeter para oferecer uma protecção contra toques acidentais, unhadas de gato, entre outras escoriações possíveis…
Acessórios opcionais
Existem alguns acessórios disponíveis para as SC203 que poderá considerar para completar o seu sistema.
São eles o suporte para enroscar directamente as colunas num tripé de microfone e um robusto saco em nylon que lhe permite transportar as colunas, cabos e outros acessórios.
Especificações
– Frequência de resposta: 62Hz – 21kHz
– Nível máximo de pressão sonora (SPL @ 1m): 94 dB
– Frequência de crossover: 4800 Hz
– Nº de amplificadores: 4, do tipo PWM
– Potência: 30W por amplificador
– Protecção: limitação
– DSP Eve Audio
– Dimensões (por coluna): 116 x 190 x 134mm
– Peso (coluna Master): 1.9 kg
– Peso (coluna Slave): 1.7 kg
– Peso (FlexiPad): 0.19 kg