Ao contrário da maior parte dos microfones (como os microfones de condensador e os dinâmicos), que possuem apenas uma peça móvel (diafragma) que se movimenta ao sabor das flutuações das ondas de som, os microfones de ribbon funcionam através duma fita suspensa. A grosso modo, são as oscilações que as ondas de som provocam nessa fita que geram uma variação de tensão nos terminais do microfone, criando assim uma idêntica corrente eléctrica variável no circuito (o sinal propriamente dito, que depois será amplificado).
É por este motivo que os microfones de ribbon costumam ser bidireccionais. Como a fita se movimenta nos dois sentidos sobre o seu eixo (imagine um lençol pendurado num estendal, a balançar ao sabor do vento para ambos os lados), os microfones de ribbon “respondem dos dois lados”.
É também por isso que os sinais de microfones de ribbon costumam ter níveis de saída mais fracos, sendo por isso necessário acoplá-los a pré-amplificadores com bom ganho de amplificação.
Os microfones ribbon voltaram a estar na moda, pois as técnicas de produção actuais já permitem que estes microfones sejam fabricados com alguma fiabilidade e durabilidade em mente.
E o modelo Ribbon Stereo da Prodipe não é excepção.
Por uma fracção de preço dos microfones de ribbon mais dispendiosos (alguns dos quais chegam a atingir os 4000€), a Prodipe traz até nós a qualidade tímbrica normalmente associada a este tipo de microfones, como aqueles sons mais naturais dos anos 50 e 60 (especialmente em Jazz, Rock e algum Pop mais instrumentalizado).
Os microfones ribbon costumam também ser utilizados com grande sucesso na gravação de metais, amplificadores de guitarra, instrumentos de percussão, e até pianos (que, na realidade, são instrumentos de percussão), pois não só conferem uma característica mais natural ao som, como aguentam níveis de pressão sonora mais elevados que os microfones de condensador, dado o seu tipo de construção.
Fique atento ao nosso site. Brevemente, colocaremos demonstrações (áudio e video) da maior parte destes modelos de microfones, para que possa comprovar a qualidade com os seus próprios ouvidos.
Características técnicas:
– tipo de microfone: fita (normalmente conhecido por ‘ribbon’), configuração estéreo
– padrão polar de captação: bidireccional
– frequência de resposta: 30 Hz – 18 kHz
– sensibilidade: -50 dB +- 3 dB (0 dB = 1V/Pa @ 1 kHz)
– impedância de saída: 20 ohm
– ruído próprio: 17 dB (ponderação A)
– nível máximo de pressão sonora: 140 dB
– inclui: microfone, cachimbo adaptador para tripé, cabo desmultiplicador (XLR 5 pinos > 2 x XLR 3 pinos L + R) e mala rígida de transporte