Se houve produto que causou furor este ano na feira de Frankfurt, foi sem dúvida o Real Time Rec, da inovadora empresa californiana Brain-O-Tronics. Um produto do qual a Audiolog teve o prazer de adquirir rapidamente a representação.
O conceito do Brain-o-Tronics é simples e revolucionário, embora pareça saído dum filme de ficção científica.
Porquê utilizar microfones exteriores quando nós próprios já possuímos os melhores microfones do mundo? Os nossos ouvidos.
Através dos mais recentes avanços no campo da neurobiologia, os engenheiros da Brain-o-Tronics (todos eles ligados às áreas da neurologia e da cibernética) desenvolveram um sistema realmente inovador, e que poderá representar o futuro da produção musical.
Através dum par de conversores binaurais que se assemelham a dois pequenos auscultadores in-ear, o Brain-o-Tronics consegue interpretar as variações eléctricas induzidas no nosso cérebro quando ouvimos música. Assim, e através dum revolucionário conversor áudio de alta resolução (na ordem dos 12,3 MHz!!), o Real Time Rec grava para qualquer computador o som que acha que estamos a ouvir através duma caixa com saída Firewire.
Se o conceito é brilhante, mais fantástico ainda são os resultados! E como o sistema tira directamente partido das funções cerebrais das ondas gama, consegue inferir – por exemplo – que instrumentos estamos a ouvir, e separa-os conveniente em diferentes pistas (pelo mesmo princípio que nós, apesar de ouvirmos um trecho musical complexo, conseguimos sempre algum grau de separação e concentração num instrumento específico).
Os drivers do Real Time Rec interpretam os resultados, convertem-nos para ondas áudio, separam os instrumentos por pistas e, graças aos templates produzidos pela equipa da Brain-o-Tronics, consegue alimentar automaticamente um sistema multipistas dos sequenciadores mais conhecidos (já existem templates para Logic Audio, Nuendo, Cubase, Sonar, Live e Studio One Pro. O template para ProTools continua atrasado).
Quanto é que você pagaria por um sistema de alta resolução como este?
O Real Time Rec custará a módica quantia de 3000€!
Não é tão barato quanto uma simples placa de som, mas tenha em mente que nunca mais vai precisar de microfones, cabos, pré-amplificadores, tripés e suportes, e toda a cangalhada que normalmente acompanha uma gravação de som multipistas. Apenas precisa dum técnico sentado numa cadeira, junto ao palco, a ouvir o espectáculo.
Este produto encontra-se disponível para venda a partir de hoje, dia 1 de Abril.
Hehehe… eu compro já dois. Um para mim, outro para a minha mulher!
Alguém quer comprar o meu equipamento de som? Pelos vistos não vou precisar mais dele. 🙂
Mário Andrade | 1 de Abril de 2010
Também funciona em gajos surdos? 🙂
Abraço
Luis | 1 de Abril de 2010
é agora que vou trocar todos os meus AKG, Sennheiser e Motu que tenho por este sistema
euqe gravar assim é um liberdadae imensamente sã… principalmente se trabalhar com surdos
e quero fazer uma análise profunda para a PA dutrante pelo menos um ano!
Antonio Gil | 1 de Abril de 2010
LOL
Parece mesmo uma grande pêta de dia 1 de Abril!!!
:):):):):)
Gostei da Foto!
Rui Borges | 1 de Abril de 2010
Eu como estupido fui procurar ao Google haha
Tayob | 12 de Julho de 2010
Compro dois.
Miguel | 6 de Abril de 2011