Zoom H1

O gravador Zoom H1 é a mais recente aposta deste fabricante japonês para o mercado dos gravadores portáteis.

110 €

IVA incluído

Produto

Entradas, saídas e possibilidades

O Zoom H1, tal como os restantes gravadores Zoom (como o H4n), possui dois microfones dispostos na chamada configuração-X/Y. Desta forma, todos os sons captados pelos microfones Zoom não só terão uma excelente imagem estéreo, como não terão problemas de desfasamentos entre ambos os canais, dado que as cápsulas são coincidentes. (ou seja, a distância das cápsulas do microfone à fonte de som é idêntica para ambos os canais)

Tem também uma entrada estéreo de linha, em tomada mini-jack, que possui ‘plug-in power’, ideal para alimentar microfones de pequena dimensão, como o microfone de lapela Røde Lavalier (com o qual funciona particularmente bem).
Esta entrada de linha estéreo também permite que lhe ligue decks de cassetes ou outras fontes analógicas, caso esteja interessado em digitalizar a sua antiga colecção de cassetes que descobriu na arrecadação.

O Zoom H1 possui vários botões físicos para controlo imediato das funções mais comuns. Pode, por exemplo, activar rapidamente um filtro passa-alto para reduzir os ruídos de vento e vibrações; activar a forma de regular o nível de entrada (Auto ou Manual), mudar o formato de WAV para MP3, e funções mais comuns como aumentar e baixar o volume, andar para a frente e para trás, etc.
Quanto mais botões um gravador possuir para o seu funcionamento rotineiro, menos tempo você perderá a navegar em menus até chegar à opção que necessita. E, nesse aspecto, o Zoom H1 não fica atrás de qualquer outro gravador de calibre semelhante.

Tem também uma furação na parte traseira, o que lhe permite ser adaptado a um comum tripé de microfone e largado numa posição de repouso. (produto MA-2)

Para finalizar, o Zoom H1 possui também um pequeno altifalante na sua base, assim poderá rapidamente verificar o resultado da sua gravação sem ter de ligar auscultadores.

O écran retro-iluminado do Zoom H1 permite-lhe controlar os níveis de gravação e diversas outras funções, incluindo o tempo de gravação, nível de carga da bateria e informação desse tipo.

Níveis e formatos

A regulação do nível de entrada pode ser feita automaticamente (comum em gravadores deste tipo) ou manualmente.
E o gravador pode gravar ficheiros lineares sem compressão (PCM WAV) com resoluções até 24 bit e taxas de amostragem até 96 kHz.
Se quiser maximizar a utilização do cartão de memória, poderá optar pela gravação directa em formato MP3, com diferentes taxas de compressão.

Quando quiser passar as suas gravações para o computador (Mac ou Windows), basta ligar o H1 através da sua tomada USB (USB 2.0). O H1 é reconhecido como uma simples memória, e permite que transfira rapidamente os seus ficheiros para onde quiser.

Suporte físico

O Zoom H1 utiliza cartões de memória de formato microSDHC (semelhantes aos que muitos telemóveis e câmaras fotográficas utilizam hoje em dia). Dependendo da resolução e taxa de amostragem escolhida, poderá gravar até 50 horas de áudio (resolução 16 bit, taxa de amostragem 44,1 kHz e cartão de memória de 32 GB).
Se utilizar formato MP3, poderá gravar mais de 500 horas.

Bateria

O Zoom H1 funciona com uma única bateria de 1,5V (tipo AA) que lhe garante até 10 horas de gravação. Com o carregador opcional nem precisa de se preocupar com a bateria. O Zoom H1, quando está em modo de leitura de cartão (ligado ao computador, portanto) é alimentado através da tomada USB.

Conteúdo do pacote

O pacote Zoom H1 inclui o gravador propriamente dito, um cartão de memória microSDHC de 2 GB, e uma pilha de 1,5V.
Se precisar dos restantes acessórios (mini-tripé, protector anti-vento, carregador, etc.), o produto que procura é o Zoom APH-1.

*Consulte-nos para obter preços vantajosos sobre compras em pacote (gravador + microfone Røde)*