Talvez lhe dê jeito

Equipamentos semelhantes

Produtos compatíveis

Mutable Elements

O Elements é um sintetizador do tipo de modelação física, especialmente apropriado para a criação de sons abstractos mas com características de sistemas físicos.

Produto

O Elements é um sintetizador do tipo de modelação física, especialmente apropriado para a criação de sons abstractos mas com características de sistemas físicos.

Para simplificar as coisas, digamos que um som pode ser desconstruído no paradigma da modelação física como sendo constituído por dois componentes: uma parte de excitação, e uma parte de ressonância.

Tomemos o exemplo dum instrumento percussivo (uma tarola, por exemplo). A baqueta e a energia que é impressa no instrumento será o elemento excitador; a ressonância e o “som” que a tarola produz enquanto vibra é o elemento ressonador.

E o Elements segue esta forma de pensar os sons, através das suas características modais.

Assim sendo, a parte esquerda do Elements contém elementos de excitação que podem ser misturados a gosto.
Pode misturar, por exemplo um pouco de fricção de cordas com o controlo de Bow, com um pouco de sopro no controlo de Blow, e um cheirinho de Strike para trazer um pouco de elemento percussivo.

E assim que o sinal de excitação estiver mais ou menos definido, utilize então a parte esquerda para manipular os controlos da ressonância propriamente dita.

Como pode calcular, este não é o módulo certo para quem procura sons comuns ou electrónica Techno. Será sim, mais adequado, para quem quer experimentar com diferentes sonoridades mais orgânicas e com características mais reconhecíveis em sons produzidos acusticamente, do que propriamente sons electrónicos.

Naturalmente, sendo um produto Eurorack, a piada começa quando modulamos os diferentes parâmetros com tensões de controlo.
Experimente (por exemplo) utilizar um LFO lento para modular o Damping (amortecimento), simulando assim uma corda (ou pele, ou tubo) mais ou menos amortecidos. Isso imprime dinâmica e interesse nos sons, que podem então ser enviados para um misturador (ou qualquer outro módulo para manipulações adicionais).

A saída pode ser mono ou estéreo.
No caso de saída estéreo, pode inclusivamente escolher se quer ter ambos os componentes (excitação e ressonância) misturados; mas pode também obter os sinais de excitação “separados”, um à esquerda e o outro à direita, caso queira proceder a mais manipulações.

O Elements possui também entradas áudio.
Uma delas permite-lhe introduzir sinal directamente no excitador, utilizando assim sons exteriores como excitadores; a outra deixa-o inserir sinais directamente na parte ressonante, podendo assim modificar-lhes algumas das características (como o timbre, o amortecimento ou mesmo Comb Filtering com o potenciómetro de Position).

Um excelente módulo, peça fundamental para quem quer explorar sonoridades ainda não ouvidas e trazer qualquer coisa de diferente ao seu sistema.