Os misturadores não são todos iguais, e o MIX3 da Joranalogue é prova disso.
Isto é uma das vicissitudes interessantes neste mundo dos sistemas modulares… mesmo as peças mais simples são capazes de – por vezes – produzir resultados complexos e espectaculares.
O MIX3 é um misturador de três canais. Mas é um misturador concebido com VCA’s de alta qualidade, rápidos e de baixo ruído.
Como tal, o MIX3 não funciona apenas como simples misturador de sinais (que podem ser áudio ou modulações).
Cada um dos canais possui a sua própria entrada CV para modulação externa.
E dado os VCA’s serem tão bons e tão rápidos, é perfeitamente possível criar síntese de modulação de amplitude (AM synthesis) modulando cada um dos canais, incluindo com modulação áudio para criação de todo o tipo de sidebands que são tão características da síntese AM.

Outra particularidade interessante é o factor de amplificação (ganho). Até à marcação que se vê na escala do potenciómetro (sensivelmente às “3 horas”), o potenciómetro funciona como atenuador do sinal. Em cima da marca, trata-se de ganho unitário, o que é outra forma de dizer que aquilo que entra é aquilo que sai (em termos de amplitude).
Do ganho unitário para a frente, temos um ganho até 20dB, o que é capaz de trazer uma distorção de saturação particularmente boa e “sumarenta” (é sempre difícil adjectivar características sonoras…).
Experimente ligar a saída dum módulo de sampler (ou um oscilador “chatinho”…), e use amplificação extrema para obter distorção e trazer mais vida ao som.
Ou coloque-o entre a saída dum oscilador e a entrada dum filtro, de modo a saturar ligeiramente as ondas com mais carga harmónica, obrigando assim o filtro a trabalhar duma forma mais óbvia (e explorando os seus limites, basicamente).
Mais abaixo no módulo encontrará a saída geral (Out) que contém a mistura final, e tem ainda a possibilidade de inserir um 4º sinal directamente na entrada D(irect) In, o qual será misturado em ganho unitário com o restante sinal proveniente da mistura dos canais 1-3.
Para finalizar, o VCA de saída (que contém a mistura dos 4 canais) pode também ele ser modulado, o que facilita o controlo do áudio que sai do MIX3 (para baixar o volume, modulá-lo ou cortá-lo) sem termos de modificar os volumes dos canais individuais (ou tendo de ter um módulo de Mute à saída).
Quem disse que as coisas pequenas e acessíveis não podem ser das mais úteis?