O Compare2 da Joranalogue trata-se do chamado “comparador de janela”.
Em Eurorack é mais comum ver-se comparadores simples que, seleccionando um determinado nível (threshold) nos dão um sinal (quadrado) positivo à saída sempre que o sinal de entrada sobe ou desce abaixo desse valor.
O comparador de janela é – no fundo – dois destes comparadores, costas contra costas. Um deles determina o nível inferior, o outro o nível superior, criando assim uma janela ou intervalo através do controlo SIZE.
Isto possibilita – entre outras coisas – que se defina qual a parte do sinal de entrada que queremos que active o sinal quadrado/gate na saída OUT, em vez de termos apenas um nível para o fazer.
O controlo de SIZE controla, como o nome indica, o “tamanho” dessa janela. E o controlo de SHIFT determina o termo independente (offset); por outras palavras, o SIZE determina o tamanho da janela, e o SHIFT permite movimentar a janela “para cima e para baixo”, consoante o resultado pretendido.
Escusado será dizer que, à boa tradição modular, o SIZE e o SHIFT são também moduláveis por CV, pelo que é possível automatizar a abertura e fecho de janela (bem como a sua posição) utilizando qualquer fonte CV.

Para trazer ainda mais flexibilidade ao Compare2, tendo em conta que ele tem dois destes comparadores, se não ligar nada à entrada do segundo (à direita) ele assumirá a entrada que está no primeiro também.
E embora isto não pareça algo de especial no mundo Eurorack (quase todos os módulos fazem isto), na prática isto permite-nos utilizar as funções lógicas que também estão disponíveis no Compare2.
Descrição das saídas:
- OUT: sinal positivo à saída sempre que o sinal de entrada estiver dentro da janela
- NOT: sinal contrário ao da saída OUT (positivo quando OUT está nulo; nulo quando o OUT está positivo)
As saídas lógicas precisam de ter dois sinais à entrada (sejam sinais diferentes, ou o mesmo sinal duplicado internamente).
E consoante a saída, temos comportamentos diferentes:
- AND: sinal positivo quando a saída OUT1 *e* OUT2 estão as duas positivas
- OR: sinal positivo quando a saída OUT1 *e/ou* a saída OUT2 estão positivas
- XOR (lê-se “eXclusive OR”): positivo quando OUT1 é positivo *ou* OUT2 é positivo, mas nulo quando são os dois positivos
- FF (Flip-Flop): qualquer alteração num dos comparadores faz com que esta saída seja ora positiva, ora nula