Røde Ai-1

O Ai-1 é o primeiro interface áudio criado pela Røde. O primeiro duma série de muitos.

120 €

IVA incluído

Produto

O Ai-1 trata-se do primeiro interface áudio criado pela Røde Microphones.
E as características mais comummente associadas à Røde estão certamente presentes neste novo produto: uma excelente qualidade a um preço mais que aceitável.

O interface Ai-1, como o nome indica (Audio Interface 1), é uma placa USB simples com uma entrada combo que utiliza um conector Neutrik™ genuíno.
Ou seja, pode ser utilizada para ligar qualquer tipo de microfone, mas também pode utilizar um cabo jack 6,3mm e utilizar o Ai-1 como pré-amplificador/conversor para um instrumento (guitarra, baixo, etc.).

O interface em si é robusto e, não sendo propriamente pesado (cerca de 560 gramas) a sua construção em ferro e o peso conferem-lhe um estatuto de “ferramenta áudio”; não se confunde com um brinquedo. Tudo é sólido, desde a qualidade dos potenciómetros ao amplificador de auscultadores.

Naturalmente que o Ai-1 possui alimentação do tipo Phantom Power para microfones de condensador, e uma resolução de conversão de 24 bit com taxas de amostragem variáveis que podem ir até aos 96 kHz (44,1; 48; 88,2 e 96 kHz).

Na parte frontal, encontramos a entrada propriamente dita, um potenciómetro de ganho para ajustar o sinal de entrada (que pode ser pressionado para dentro, para activar e desactivar Phantom Power), a saída estéreo para auscultadores e um segundo potenciómetro que lhe permite encontrar um balanço entre o sinal que entra e o playback do computador (por outras palavras, rode esse potenciómetro para o lado do microfone e só ouvirá o microfone nos auscultadores; rode para o outro e só ouvirá os sinais vindos do computador; rode para uma posição intermédia para gravar e ouvir em simultâneo).

Na parte contrária do Ai-1, encontramos duas saídas em formato jack 6,3mm, balanceadas, para ligação directa a colunas amplificadas ou amplificador.
A ligação ao computador é feita através duma nova tomada USB-C/3, que se trata do novo standard USB e é compatível com todas as versões anteriores (USB1.0, USB1.1, USB2.0 e USB3.0).
Na caixa está incluído um cabo USB-C > USB tipo-A para ligação directa à maior parte dos computadores.

Sendo um interface do tipo Class Compliant, não necessita de drivers próprios para funcionar, sendo por isso compatível com OSX e Windows. E a sua alimentação é feita através do barramento USB, pelo que não é necessário utilizar um transformador externo.