Talvez lhe dê jeito

Equipamentos semelhantes

Produtos compatíveis

Joranalogue ADD2

À primeira vista, um simples somador pode assemelhar-se a um misturador embora com menos opções.

Produto

À primeira vista, um simples somador pode assemelhar-se a um misturador com menos opções. 

Afinal, num misturador/mesa de mistura, normalmente podemos manipular as amplitudes dos sinais individuais, coisa que já não acontece num somador.

Por outro lado, no caso de querermos utilizar tensões eléctricas para controlar frequências (como Volt-per-Octave ou V/Oct), já se torna mais difícil fazê-lo com um misturador, uma vez que é difícil acertá-lo precisamente em ganho unitário.

O ADD2 da Joranalogue cumpre essa função.

É um somador de sinais – que funciona tanto com sinais áudio como com sinais mais lentos de modulação.

Graças aos jumpers que se encontram na parte traseira do módulo, ele pode funcionar como somador aritmético (adicionando as tensões individuais que lá passam a cada momento e dando o resultado nas saídas); mas também pode ser um “somador estatístico”, ou seja, um somador cuja amplitude de saída é uma média ponderada do que se encontra nas entradas.

Isto pode ser ideal para juntar diferentes ondas dum mesmo oscilador, por exemplo, sem alteração de amplitudes ou das fases originais; ou para juntar diferentes sinais de modulação ou áudio, criando assim sinais mais complexos e garantindo que a soma não distorce nem sobe acima da amplitude do maior deles.

Para além disso, dependendo da forma como for ligado, o ADD2 pode ser utilizado como duplo somador de 3-para-1; ou como somador único de 6-para-1 (bastando para isso não ligar nada à saída de cima, e esse sinal será então somado aos sinais de baixo).