Departamentos

Artigos Recentes

Comentários recentes

Produto

Desenganem-se os que acham que precisam de gastar fortunas para fazer upgrades ao seu estúdio profissional ou home-studio. Com um investimento de apenas 80€, descubra como é que pode gerar uma melhoria instantânea no seu sistema.

Para começar, se você costuma gravar vários sinais em simultâneo, sugerimos um produto recente da Alva intitulado Mic Cal. Trata-se dum calibrador para pré-amplificadores de microfones, servido num prático porta-chaves e alojado num conector XLR macho da Neutrik. Clique aqui para visitar a página desse produto.

Como é que funciona e porque é que precisa dum Mic Cal? Suponhamos que está a gravar um instrumento em estéreo. Apesar dos potenciómetros de ganho do seu pré-amplificador lhe indicarem que está a introduzir um ganho de 45 dB no sinal (por exemplo), você está a basear-se apenas na informação que consegue ver no exterior do aparelho. Por outras palavras, tem os dois potenciómetros no “nível 7” (suponhamos). Mas como os diferentes microfones estão a captar diferentes partes do mesmo instrumento (logo, timbres ligeiramente diferentes), os níveis que cada microfone capta são obrigatoriamente diferentes, pelo que não se pode regular pelos mostradores dos sinais de entrada nos seus conversores ou placa de som e achar que está a gravar ambos ao mesmo nível. E, na realidade, se calhar o sinal do segundo pré-amplificador necessitaria estar na posição 7-e-mais-qualquer-coisa (por exemplo).

Munido do Mic Cal, você liga-o na entrada XLR como se fosse um microfone, activa o Phantom Power do pré-amplificador, e o Mic Cal produz um tom puro de 1 kHz a um nível de -40 dBu. Assim, poderá alinhar o ganho dos dois pré-amplificadores até ambos lerem o mesmo nível de entrada, e manter essa relação nas gravações que fizer depois.

Outro produto que aconselhamos é o par de Vibro-Pads do fabricante inglês de produtos acústicos Universal Acoustics. Clique aqui para aceder à página desse produto.

Cada pacote de Vibro-Pads possui um par de apoios de espuma de alta densidade (65 kg/m3, High Load Bearing) para colocar as suas colunas e isolar assim as vibrações dos suportes/secretária onde as colunas estão apoiadas. Para além dos apoios, o pacote de Vibro-Pads possui também uns calços que, dependendo da posição em que forem colocados, dão-lhe a opção de repousar as suas colunas a direito, com ângulo de 5º, ou com ângulo de 10º.

Dado o seu baixo custo, há até quem utilize Vibro-Pads para repousar teclados controladores, e mesmo computadores portáteis, o que ajuda não só a isolar vibrações que possam prejudicar produtos electrónicos mais sensíveis mas, especialmente no caso dos portáteis, ajuda-os a “ganhar altura”, auxiliando na refrigeração dos mesmos.

E pronto. Eis como, com dois produtos de 40€ cada, conseguirá introduzir algumas alterações benéficas no seu sistema, não tendo necessariamente de abdicar das suas próximas férias no Algarve ou em Cancún.

Presenteie-nos com o seu comentário.