Focusrite Scarlett 2i2

O Focusrite Scarlett 2i2 é um interface áudio de dois canais, cujas duas entradas podem ser utilizadas em simultâneo, e capazes de aceitar sinais de microfone, linha ou instrumento através do mesmo conector Combo.

150 €

IVA incluído

Produto

O Focusrite Scarlett 2i2 é um interface áudio de dois canais, cujas duas entradas podem ser utilizadas em simultâneo, e capazes de aceitar sinais de microfone, linha ou instrumento através do mesmo conector Combo.
Um pequeno selector por baixo de cada potenciómetro de ganho permite-lhe adaptar a respectiva entrada à fonte que planeia utilizar.

Pequeno aparte: nalguns destes conectores Combo, a introdução dum cabo XLR macho na tomada “acusa” que se trata dum microfone, sendo por isso que não há interruptor para seleccionar a entrada de microfone. O sistema “saberá” automaticamente fazer essa troca. Entre sinais de instrumento e linha já é necessário um selector, uma vez os pré-amplificadores de linha nestes interfaces de custo acessível são – na realidade – pré-amplificadores de microfone com um atenuador à entrada.

No painel frontal encontramos duas entradas XLR/Jack (Combo) para microfone, com respectivos potenciómetros de ganho e Phantom Power para microfones de condensador, que activará simultaneamente este tipo de alimentação para os dois canais.

Tendo em conta que a Focusrite é um reputado fabricante de pré-amplificadores com tradição de décadas no mercado do áudio profissional, não é de estranhar a qualidade e abertura destes pré-amplificadores de microfone. O ruído próprio é baixo, a distorção harmónica quase nula.
Talvez não sejam os pré-amplificadores perfeitos para microfones dinâmicos ou ribbon que exibem uma baixa sensibilidade (i.e. “nível de saída”), mas certamente que funcionarão perfeitamente com 99% dos microfones mais conhecidos no mercado.

Possui também um potenciómetro grande de “Monitor” que regula o volume de saída dos terminais jack balanceados que encontramos no painel traseiro. Isto permite ligação directa a colunas/monitores de estúdio com entradas balanceadas.

A saída de auscultadores frontal tem um potenciómetro/amplificador analógico dedicado, com controlo de volume independente, o que lhe permitirá baixar o volume que está a ir para as colunas quando quiser monitorizar exclusivamente através de auscultadores (ou quando os vizinhos começarem a queixar-se…).

Na parte traseira temos o terminal USB (USB2.0), que não só faz a ligação ao computador como alimenta a própria Scarlett através do barramento USB do computador, não sendo necessários transformadores ou adaptadores externos.

Todas as placas Focusrite possuem drivers actualizados para as plataformas Window e MacOSX, nos casos em que isso se aplica (em MacOSX, por exemplo, não é necessário drivers para certos tipos de placas, uma vez que os fabricantes podem fazer uso do driver áudio proprietário da Apple, o Core Audio).
Mas o conselho mantém-se: descarregue sempre a versão mais recente do website do fabricante antes de instalar a sua placa.

Características técnicas (comum a todas as Focusrite Scarlett):

resolução 24 bits
– taxas de amostragem até 192 kHz
– gama dinâmica de 106 dB (na conversão A/D, medido em ponderação A)
distorção harmónica total <0,002% - ruído próprio <-128 dB (ponderação A) - drivers para Windows e MacOS X
– inclui software Pro Tools First, e Ableton Live Lite