EVE Audio SC305

As SC305 são o primeiro modelo de colunas de três vias da EVE Audio.

799 €

IVA incluído

Produto

Embora sejam colunas de três vias (dois woofers + um tweeter), as SC305 são igualmente confortáveis em sistemas estéreo ou surround. No último caso, as SC305 funcionarão perfeitamente como canal central, mesmo que o restante sistema seja mais pequeno.

As SC305 combinam a potência de três diferentes amplificadores para entregarem uma reprodução muito eficiente, dinâmica e com um ruído praticamente negligenciável.
Os sistemas de três vias da EVE são construídos para permitirem uma audição crítica e detalhada, não apenas para reproduzirem potências enormes e graves massivos (embora também o consigam fazer muito bem…).

Com o seu tamanho moderado – aliás, o único modelo de coluna no mundo (neste momento) de três vias com woofers de 5″ – as SC305 não têm concorrente à altura.

 

PARTICULARIDADES TÉCNICAS

Os sistemas de três vias da EVE Audio são desenhados à volta do conceito de que uma distribuição inteligente de frequências pelos diferentes elementos do sistema ajudam a aumentar a sua eficácia real.

Nas SC305, um dos woofers funciona até aos 350 Hz, como se fosse uma espécie de “subgrave” incorporado na própria coluna. O outro woofer funciona como um woofer midrange, até uma frequência de crossover de 3000 Hz.
Na prática, isto significa que cada um dos woofers executará menos trabalho físico, uma vez que não tem a “responsabilidade” de reproduzir todas as frequências. Por sua vez, isto resulta em menos inércia mecânica, o que proporcionará uma reprodução mais fiel durante maiores períodos de tempo.

Ambos os woofers são SilverCone de 5″ proprietários (não se encontram no mercado), idênticos aos utilizados nas colunas SC205.
Porém, graças à combinação inteligente de distribuição de frequências pelos diferentes componentes – e também ao tamanho superior da caixa – a frequência de resposta já possui uma boa linearidade a partir dos 50 Hz.

As SC305 também fazem uso do tweeter AMT (Air Motion Transformer) RS3, que utiliza um diafragma maior e um elemento magnético de maior dimensão. Isto permite-lhes reproduzir as frequências agudas com maior precisão e eficácia.

Os três amplificadores PWM (de 50W cada) também não o vão deixar com falta de potência.
Se juntar todas estas particularidades, rapidamente chegará à conclusão que as SC305 são únicas no mercado.

E para terminar, um pequeno brinde que também mais nenhum fabricante de colunas de três vias oferece.
A escolha do woofer “subgrave” e do woofer “completo” (chamemos-lhes assim) fica à sua escolha.
Em vez de o forçar a trocar a coluna de posição, na secção de DSP das SC305 encontrará a possibilidade de escolher qual o woofer que quer a funcionar à direita, e qual quer a funcionar à esquerda.
Assim conseguirá sempre uma simetria perfeita, em vez de ter de adquirir duas colunas diferentes (A e B, como é costume) e ter de andar a conjugá-las da forma que o fabricante achou melhor.

E quando tiver os seus parâmetros estabelecidos e afinados para a sua sala, não se esqueça que pode “trancá-los” através dos interruptores (dip switches) que se encontram na parte traseira da coluna. Assim não haverá o perigo de alguém mudar os seus parâmetros por engano.

Tal como todas as colunas EVE Audio, as SC305 possuem entradas balanceadas (tomadas XLR) e não balanceadas (tomadas RCA).

 

ESPECIFICAÇÕES

– Frequência de resposta: 50 Hz – 21 kHz
– Nível de pressão sonora máximo (@ 1m): 108 dB
– Potência eléctrica: 150W
– Dimensões (Largura x Altura x Profundidade): 425 x 180 x 250 mm
– Peso: 8,5 kg

 

THE GRID

Por vezes, é nos pequenos pormenores que as grandes marcas se distinguem.
A Grid é um desses exemplos.
Trata-se duma simples grelha magnética, construída com uma malha metálica em padrão hexagonal, e que não perturba em nada funcionamento do tweeter AMT RSx.
E como se trata dum elemento magnético, pode ser posta e retirada à “vontade do freguês”, sem ter de utilizar qualquer tipo de ferramenta (a não ser a sua mão, claro).
Escusado será dizer que cada coluna EVE Audio traz incluída a sua própria Grid.

 

DSP (Digital Signal Processing)

Quando se fala em DSP (Digital Signal Processing), normalmente vêm-nos à cabeça imagens de selectores/potenciómetros em locais recônditos das colunas – normalmente na parte traseira – onde não dá jeitinho nenhum utilizar chaves de parafusos para fazer regulações (que provavelmente já não estarão correctas assim que se sentar novamente em frente às colunas).
Ou então talvez tenha de ligar as suas colunas a um computador, ou a um sistema de afinação acústica qualquer, o que tornará essa tarefa num evento particular, em vez de algo rotineiro e simples de fazer com rapidez e precisão.

Cada coluna EVE Audio possui um processador DSP (Digital Signal Processing) de alta resolução. Com apenas um botão/potenciómetro, você possuirá controlo de volume preciso, e terá acesso a diferentes filtros que lhe permitirão talhar as suas EVE para a sala em que se encontra. Não precisa de se levantar do seu posto nem sair do seu sweet-spot.
Carregue no botão de volume uma vez, seleccione qual a função quer utilizar, carregue novamente, e regule com o movimento do potenciómetro. Nada mais simples.

E se a ideia de colunas com electrónica DSP é um conceito que o assusta, não se preocupe. O engenho DSP das EVE é complementado por um conversor A/D de alta resolução da Burr-Brown, que devolverá um sinal límpido e inalterado ao amplificador. Como o conversor está ligado directamente aos amplificadores digitais PWM, todo o processamento é efectuado no domínio digital, sem necessidade de conversões adicionais. Menos conversões implicam menos degradação no sinal, pelo que este é um factor que contribui grandemente para a transparência das EVE.

E quando tiver as regulações afinadas ao seu gosto, pode desactivar a regulação dos parâmetros através de alguns interruptores (dip switches) na parte traseira. Isto é especialmente útil, caso algum cliente ou amigo sinta a necessidade de mexer nas colunas enquanto você vai ao wc…

 

BASS PORT DESIGN

Está tudo na geometria.
Um dos efeitos adversos da compressão de ar nas portas reflex é a distorção nas frequências mais graves. À medida que se aumenta o volume, a eficiência das portas reduz e a distorção aumenta.

Nas colunas EVE, optou-se por uma porta reflex rectangular de dimensão superior, sem qualquer ângulo recto no seu contorno. É este um dos motivos pelos quais os monitores EVE já são conhecidos por terem uma grande eficiência nas frequências graves.

Os resultados: altos níveis de pressão sonora, com frequências graves sólidas e coesas e que não causam distorção nas portas reflex. Aumente o volume, e as EVE continuarão a entregar-lhe um baixo forte e “redondo”. E tudo isto com a vantagem de não ter buracos frontais nas suas colunas cada vez que olha para elas…