Røde NTG4+

O NTG4+ é o mais recente microfone tipo shotgun da Røde, com a agradável surpresa de possuir alimentação interna com bateria de iões de lítio.

240 €

IVA incluído

Produto

O Røde NTG4+ possui uma cápsula de condensador desenhada de raiz, e baseada (embora melhorada) no já conhecido NTG-2.
Esta cápsula garante níveis de muito baixo ruído, alta sensibilidade (i.e. forte nível de saída) e um controlo mais preciso da frequência de resposta graças à equalização que está disponível através dos interruptores digitais que equipam este microfone.

Com o NTG4+, longe vai o tempo em que era necessário utilizar um clip aberto ou um objecto pontiagudo para seleccionar diferentes opções através dos chamados “DIP switches”. Com estes interruptores digitais – que, de resto, não são nada de novo na electrónica de consumo – basta clicar para ligar, clicar para desligar. Simples e intuitivo.

Através destes interruptores, pode controlar as funções de:

– Atenuador (PAD) com amplitude de 10 dB;
– Filtro passa alto, com frequência de corte nos 75 Hz para limitar as frequências mais graves;
– Amplificador (booster) de frequências agudas, para compensar a perda de agudos que normalmente os corta-ventos em pêlo atenuam;

Mas para além de ter uma sonoridade muito transparente e um óptimo nível de saída, o outro grande trunfo deste microfone é possuir uma bateria interna de iões de lítio (não muito diferente daquela que possui no seu smartphone ou tablet), e que pode ser carregada através de duma tomada micro-USB (comum no mercado) para fornecer ao microfone o Phantom Power que ele necessita.

Ou seja, com o NTG4+ pode optar por utilizar Phantom Power a partir do seu gravador, interface ou mesa de mistura; ou pode carregar o microfone via tomada micro-USB antes da utilização.

Duas horas de carregamento desta bateria garantem-lhe até 150 horas de utilização do microfone!

Ter autonomia própria no NTG4+ significa, entre outras coisas, que o microfone não precisa de “roubar” energia ao gravador ou bateria da câmara de filmar para poder operar.