Talvez lhe dê jeito

Equipamentos semelhantes

Produtos compatíveis

Røde NT-USB

O microfone Røde NT-USB é o mais recente produto do fabricante australiano Røde (à data de Outubro de 2014).

190 €

IVA incluído

Produto

Trata-se dum microfone de condensador de membrana larga, com padrão de captação cardióide, e que inclui também um mini-tripé de secretária, bem como um pop-filter metálico para utilizações vocais.

O NT-USB é alimentado directamente a partir do bus USB do seu computador (Windows ou MacOS), para além de também ser compatível com tablets iPad (sendo para isso necessário adquirir separadamente o adaptador “Apple Camera Kit”, um produto Apple).

Um prático e excelente microfone para podcasts e aulas, por exemplo.

Em termos de qualidade de som, diríamos que o NT-USB não se fica atrás da maior parte dos microfones de condensador de membrana larga “normais”, o que não deixa de ser um feito notável tendo em conta a baixa qualidade da maior parte dos microfones USB que se encontram no mercado.

Uma das vantagens dum microfone USB costuma ser, simultaneamente, a sua própria fraqueza. Como se trata duma solução auto-contida, não é possível (ou não é prático) usar o sinal analógico para o amplificar através dum pré-amplificador diferente. Quanto mais não seja porque, na maior parte dos casos, estes microfones não possuem uma saída analógica.
Por outras palavras, a qualidade de som dum microfone USB é particularmente importante, pois qualquer manipulação que se possa fazer ao som terá de ocorrer no domínio digital, após a gravação ter sido efectuada. É importante que o utilizador aprecie a sua sonoridade antes de o adquirir, pois terá de viver com ela até ao fim do ciclo de vida do microfone (e já sabemos que se o som não for gravado em condições logo à partida, poucos milagres haverá que o tornem numa gravação profissional posteriormente).

E nesse aspecto, o Røde NT-USB é – sem dúvida alguma – dos melhores microfones USB que já nos passaram pelas mãos!

Oiça com atenção (através do seu sistema de som ou dum par de auscultadores) a gravação rápida que efectuámos com um destes microfones, a qual não possui qualquer artefacto ou processamento.

Aquilo que ouvirá trata-se do som directo do novo Røde NT-USB.

Para além de microfone, o NT-USB também funciona como placa USB 1-in/2-out. Embora a entrada esteja limitada ao microfone propriamente dito, a saída (estéreo) em formato mini-jack 3,5mm, pode ser utilizada para ouvir o que está a gravar sem latência; para ouvir o que está a vir do computador; ou qualquer mistura que queira fazer entre o que entra e o que sai.

Os dois potenciómetros que podem ser vistos lateralmente no NT-USB servem, precisamente, para efectuar essa mistura.
Rode-se um dos potenciómetros completamente num sentido, e apenas ouvirá o sinal directo na saída de auscultadores. Ideal, por exemplo, para gravações em que não é necessário monitorizar o que vem do computador para gravar (aulas, conferências, locuções, etc.).

Rode (ou Røde) o potenciómetro no outro sentido, e ouvirá apenas o que vem do computador. Ideal para eliminar o sinal directo do microfone e ouvir o que acabou de gravar. Ou apenas para ouvir música vinda do iTunes, como se o NT-USB fosse uma placa de som.

Regule o potenciómetro para uma posição intermédia, e conseguirá obter um balanço entre o som que entra e o som que sai. Será esta a opção que um vocalista utilizará (por exemplo) para ouvir a sua voz enquanto ouve a restante música gravada em simultâneo.

Acima de tudo, seja USB ou analógico, um microfone vale pela sua qualidade de som. E com o lançamento do NT-USB, a Røde prova que o mercado dos microfones digitais é cada vez mais abrangente, sem ter de ocupar necessariamente os segmentos mais altos e dispendiosos do áudio profissional.