Departamentos

Artigos Recentes

Comentários recentes

Produto

A Presonus apresentou três interessantes novidades na feira NAMM deste ano, as quais resumiremos rapidamente, deixando ligação para os press releases mais detalhados do fabricante.

A novidade que saltará mais à vista será a nova mesa de mistura Studiolive 24:4:2. Respondendo às perguntas que já nos fizeram, não, isto não significa que a Studiolive 16:4:2 seja descontinuada. São dois produtos diferentes e que existirão lado a lado.
As diferenças para a Studiolive 16 são as seguintes:

– 24 pré-amplificadores XMAX (em vez dos 16 da Studiolive 16)
– Equalizador de 4 bandas completamente paramétrico (na Studiolive 16, as bandas médias são semi-paramétricas)
– O equalizador possui botão de bypass geral (na Studiolive 16 é necessário desligar as bandas individualmente para fazer bypass)
– O limitador também possui controlo de Threshold (na Studiolive 16 o nível está fixado internamente)
– O Gate/Expander possui agora comandos de Key Filter e Key Listen
– 10 auxiliares físicos (a Studiolive 16 possui 6)
– 4 equalizadores gráficos disponíveis para a secção de Master, Subgrupos e saídas de auxiliares (na Studiolive 16, o equalizador gráfico está apenas disponível no Master)

Por cerca de mais 1000€ relativamente à Studiolive 16, a nova Studiolive 24 é uma mesa de mistura com a sonoridade que já conhecemos, capacidade acrescida, novas funcionalidades e uma lista de características capazes de competir seriamente com mesas de mistura digitais que custam substancialmente mais.

A segunda novidade, ainda dentro do tema das Studiolive, é o software de controlo VSL (Virtual StudioLive). Trata-se dum software de controlo bidireccional para a maior parte dos parâmetros da Studiolive. Os utilizadores da mesa (Studiolive 16 ou Studiolive 24) podem assim controlar os níveis dos canais, subgrupos, masters, e misturas de auxiliares; bem como controlar todos os parâmetros do Fat Channel (Equalizador, compressor, etc.), os processadores de efeitos internos, guardar parametrizações específicas para utilizar mais tarde, etc.
Sendo bidireccional, isto significa que a Studiolive responde às alterações efectuadas no software, e o software reflectirá as alterações que se fizerem na mesa.

O software VSL é uma aplicação que corre em 64 bit, é rápida e com uma latência de 1 a 2 ms entre o comando físico e o écran. E dada a sua arquitectura interna baseada em módulos parametrizáveis de XML, isto permite brincadeiras muito interessantes. Como por exemplo, um utilizador criar um setting na equalização com o qual ficou especialmente contente, arrastá-lo para cima do icon de um amigo no Skype, o amigo recebê-lo do outro lado, arrastar o ficheiro para cima do seu VSL e utilizar instantaneamente essa mesma equalização.
Se os telemóveis e computadores vivem no século XXI, porque é que o equipamento de som há-de ficar no século passado?

A terceira e última novidade trata-se dum update ao software Studio One.
Quando a Presonus contratou a equipa de programadores alemães responsáveis pela criação do conhecido software Nuendo®, eles quiseram criar um software de raiz, leve, rápido e sem o peso de ter de ser compatível com trinta versões anteriores do mesmo software. O Studio One está, assim, a tornar-se rapidamente num standard para utilizadores caseiros e profissionais, ganhando terreno e utilizadores a cada dia que passa.
Este último update traz uma lista de novidades e melhoramentos longa demais para se mencionar aqui. Destacamos, talvez, o facto da história de UNDO ser agora ilimitada, podendo o utilizador voltar ao início do próprio ficheiro, mesmo que ele já tenha sido gravado várias vezes.

Ligações para os press releases:

Nova mesa de mistura Studiolive 24:4:2 (clique aqui)

Software de controlo VSL (clique aqui)

Novo update para Studio One (clique aqui)

Comentários
  1. Pois é pena eu já ter adquirido a Studio 16 (através sa Egitana músical- Guarda).
    Paciência!
    2 questões: na vossa página vinha há tempos a informação de irem disponibilizar os videos explicativos sobre o funcionamento da Studio em português. Para quando? Em alternativa não é possivel arranjar o manual em portugues (mesmo do brasil-tenho informação que lá existe!).É que domino mal o inglês…

    João Cruz | 20 de February de 2010

  2. Bom dia!!

    Ja ha data para entrega da studiolive 24??

    Cumpts

    Vitor Neves | 31 de March de 2010

  3. Bom dia!
    A data que a Presonus nos deu há uns tempos para a entrega da Studiolive 24 (modelo europeu), foi meados de Maio deste ano.
    Desconfio um bocado dessa data, sinceramente. Sei que o modelo americano só vai aparecer em princípios de Maio nos Estados Unidos. Duvido que tenham o modelo europeu pronto logo de seguida (a ver pelo exemplo da Studiolive 16, que só chegou 10 meses depois).
    Mas como ainda não há informação em contrário da Presonus, vamos manter-nos fiéis a essa data. Nunca se sabe.

    André Toscano | 31 de March de 2010

  4. Comprei (encomendei) a StudioLive 24.4.2 nos EUA. Chega hoje. Postarei mas informações quando o mixer estiver em minhas mãos.A Audiolog é muito importante para nós brasileiros. Um abraço.

    multieventos | 23 de April de 2010

  5. A minha StudioLive chegou. O importador errou e enviou a 16.4.2. Ela é muiiiiito boa. Resolvi ficar com a 16 canais, mas espero ansiosamente a 24.4.2 Comprem, vcs não vão se arrepender.

    multieventos | 7 de July de 2010

  6. A Studiolive 24 ainda não se encontra disponível em lado algum. Estará disponível nos Estados Unidos no final deste mês de Julho, e a partir do final de Agosto na Europa.
    O importador onde você adquiriu a Studiolive 16 não se enganou: a Studiolive 24 é que ainda não está disponível. Deviam tê-lo notificado.

    André Toscano | 7 de July de 2010

  7. O produto StudioLive (versão 16 ou 24) apresenta-se como uma solução conjunta brilhante, apenas limitado pelos 48.1 Khz. O standard em produção musical evoluiu para os 96Khz (a própria PreSonus apresenta esta resolução nos seus interfaces Firewire). Questão: é expectável um upgrade, na 16 e 24, que as evolua para 96Khz?

    Nelson Vaz | 29 de July de 2010

  8. Comprei recentemente a mixer e nao sei utilizar algumas coisas da mesma, onde posso recorrer ajuda sempre que necessário ? Algum manual em português ?

    Paulo Dias | 27 de September de 2010

  9. Caro Paulo Dias,

    A Audiolog oferece uma hora de formação gratuita a todos os clientes que tenham adquirido a Studiolive directamente à Audiolog ou a revendedor nacional autorizado (uma hora normalmente chega para explicar todas as funções, já que esta mesa é muito intuitiva).

    Contacte-nos directamente para o nosso email ( info@audiolog.pt ) caso tenha alguma necessidade a esse nível.

    Infelizmente, não existe manual em Português para este produto.

    André Toscano | 27 de September de 2010

  10. trabalho com empresa que faz projetos de som igrejas estamos trabalhando com a presonus estamos muito sastifeitos queria que me ajudase em um detale o cabo firewire deu coflito com a outra mesa o que fazer estamos ulsando duas de 16 canais uma lincada na outra se poder me ajudar eu agradeço obrigado

    carlos alberto sufiatti | 11 de November de 2010

  11. Moro no Brasil e comprei uma Studiolive 16. Gostei muito do equipamento quando conheci na Expomusic 2010, mas agora que quando chegou o equipamento em meu estúdio não consegui instalar em meu computador porque a assistência tecnica não sabe me indicar qual placa Firewire eu tenho que usar no meu PC para ligar a Studiolive. Deixo essa pergunta, qual a placa Firewire eu devo utilizar para ligar ela ao meu PC?
    Agradeço a atenção!

    Cristian | 30 de March de 2011

  12. Pretendia saber se o Studiolive 24 já se encontra disponivel e o respectivo preço.
    obrigado

    Arnaldo Marques | 16 de June de 2011

  13. Olá pessoal, td bem?

    Vcs fazeam assistencia tecnica para mesas Presonus??

    obrigado

    David | 25 de October de 2012

  14. insatisfeito pois minha presonus deu problema e em Minas Gerais onde moro nao tem assistencia tecnica.

    Esdras Dias | 16 de August de 2013

  15. Quando está disponivél a nova mesa 32 canais

    Arnaldo Marques | 16 de September de 2013

  16. Comprei e mesa digital Presonus 16.4.2 e após 1 ano e meio de uso apresentou um sério problema em que apenas os canais de 1 a 4 continuam funcionando. Após pesquisa na internet encontrei vários usuários com o mesmo problema e inclusive com posts no site da presonus em que não há resposta para esta questão. Pelo visto há um problema em série pois não são poucos os usuários que reclamam do mesmo problema. Moro em Brasília e a única assistência técnica é da Quanta music em SP. Uma grande dor de cabeça, não aconselho comprar esse equipamento.

    Gustavo Guimaraes | 9 de May de 2016

  17. BOA NOITE!
    SOU FREDERICO E MORO EM PORTUGAL, EM OUTUBRO DO ANO PASSADO ADQUIRI A MESA DA PRESONUS STUDIO LIVE 32.4.2AI E NO ENTANTO ESTAMOS MUITO SATISFEITOS, POREM INFELIZMENTE ELA TEVE UM PROBLEMA NO MAIN OUTPUT DIREITO E EU PRECISAVA SABER ONDE TEM UMA AUTORIZADA DA PRESONUS EM QUE EU POSSA IR PARA TENTAR RESOLVER O PROBLEMA.
    AGUARDO REPOSTA.
    OBRIGADO

    FREDERICO ANDRADE | 22 de March de 2018

Presenteie-nos com o seu comentário.