O NewsShooter trata-se do segundo kit de conjunto emissor/receptor da família Rødelink.

440 €

IVA incluído

Produto

O NewsShooter trata-se do segundo kit de conjunto emissor/receptor da família Rødelink, complementando assim o já conhecido FilmMaker Kit.

Neste caso, o NewsShooter apresenta-se como um “módulo” emissor, em forma cúbica, que aceita qualquer microfone, e envia o sinal sem fios para o receptor.

O pacote inclui também um receptor que pode ser montado na própria câmara de filmar (acessório de montagem incluído), e um cabo de saída que lhe permitirá ligar o sinal do receptor ao seu gravador ou mesa de mistura.

A outra novidade é que esta tecnologia de transmissão sem fios Rødelink utiliza dois canais (frequências) de transmissão digital, com encriptação 128 bit.
O receptor pode alternar assim entre a frequência que for mais forte em cada instante (isto pode acontecer cerca de 20 vezes por segundo!) e manter a integridade do sinal inalterado.

O facto de ser transmissão digital encriptada tem também a vantagem acrescida de ser imune a interferências de rádio, uma vez que os dispositivos sem fios que ainda utilizam a banda analógica funcionam em frequências mais baixas (VHF ou UHF). E como as redes que funcionam na banda dos 2.4 GHz (dispositos wifi) não conseguem interferir com o áudio encriptado, a integridade da transmissão áudio manter-se-á com uma resolução garantida de 24 bit e taxas de amostragem de 44,1 kHz.

O receptor (RX-Belt) possui um écran OLED com informação acerca do nível do sinal, nível de bateria (do emissor e do receptor), Mute e selector de canal.

Filmmaker RX

A operação deste sistema também é bastante simples, bastando apenas pressionar um botão durante uns segundos para emparelhar um determinado emissor a um determinado receptor.

Em seguida, deixamos algumas respostas às questões mais comuns que os clientes nos colocam.
Pode ser que o auxiliem também na sua decisão final.

Qual é o alcance deste sistema RØDELink?
Depende. Em circunstâncias ideais, o alcance é de um raio de aproximadamente 100 metros. Na prática, se estiverem muitos dispositivos wifi ligados dentro do círculo descrito por esse raio e/ou se houver muitos obstáculos físicos (paredes, pilares, etc.) entre emissor e receptor, o alcance real é capaz de diminuir. De resto, o mesmo se passa em qualquer aparelho deste género, seja de que fabricante for.

Posso ter vários transmissores a enviar para o mesmo receptor?
Não simultaneamente. Uma vez que o emissor e o receptor têm de ser emparelhados para a transmissão encriptada funcionar, apenas o sinal dum emissor pode ser recebido num determinado receptor no mesmo instante.
No entanto, como cada receptor possui 8 memórias disponíveis, ele pode “lembrar-se” de 8 emissores diferentes. Isto significa que pode utilizá-los indiscriminadamente sem ter de estar sempre a emparelhá-los. Basta seleccionar a memória que pretende receber no receptor, e ele passa a receber o áudio do emissor correspondente.
Portanto, não recebe simultaneamente de vários emissores (apenas de um), mas pode ir “saltitando” manualmente entre 8 diferentes emissores para ouvir o que se está lá a passar nesse momento.

Que microfones Røde é que são compatíveis com este sistema? Posso ligar-lhe microfones de outras marcas?
Sim, o NewsShooter aceita qualquer tipo de microfone, fornecendo Phantom Power (+48V) a microfones de condensador que necessitam desse tipo de alimentação, e também o chamado “plug-in power” para microfones de lapela e auto-alimentados (através da entrada TRS mini-jack).

Posso ligar a saída do receptor a uma entrada XLR duma câmara mais profissional ou mesa de mistura?
Sim. Basta ter um cabo miniJack > XLR (macho), ou investir num conector VXLR da Røde e fazer essa ligação directamente utilizando o cabo que já vem incluído com o sistema.