A AudioLAN uTrack24 é a placa de expansão que ligará o seu uTrack24 a qualquer rede digital moderna.

Produto

Com a ascensão dos sistemas de áudio digital nas últimas décadas, cada fabricante de mesas de mistura ou sistemas de instalação de grande formato habituou-se a criar a sua rede proprietária.

O resultado é termos hoje perto duma dezena de redes que, infelizmente, pouco comunicam umas com as outras, na maior parte dos casos obrigando os utilizadores a adquirirem equipamentos específicos (a preços premium) para poderem ligar as coisas umas às outros.

Como exemplos de redes de distribuição de áudio digital multicanal temos os casos de MADI, Ravenna, Cobranet, Dante, AVB, QLAN, etc. etc. etc.

O motivo que leva a que cada fabricante crie a sua própria rede é simples: podendo controlar os pontos de ligação e o fluxo de ficheiros de áudio, podem também controlar os interfaces que os utilizadores têm de adquirir para as coisas funcionarem.

Porém, em muitos casos, o que é conveniente para o utilizador não é tanto ter um sistema digital gigante que suporte transmissão apenas sob um tipo de protocolo, mas sim um sistema que consiga comunicar com outros aparelhos e transmitir e receber facilmente sinais, independentemente do fabricante ou rede.
No fundo, o que este mercado necessitava foi dum protocolo como o MIDI que, no princípio dos anos 1980, fez com os sintetizadores e gravadores aquilo que hoje é necessário fazer com redes de áudio digital.

A norma AES67

Em finais de 2010, foi finalmente homologada a norma AES67 que define, entre outras coisas, a transmissão de áudio digital através de IP.

Resumindo, a normal AES67 permite que diferentes aparelhos de diferentes redes canalizem áudio digital entre eles, para facilitar a passagem dum sinal do ponto A para o ponto B, independentemente do fabricante ou da rede em si.

Não passam sinais de controlo via AES67 (não está previsto na norma). O que passa é apenas áudio dum lado para o outro, o que na realidade provavelmente resolverá o problema a mais de 90% dos utilizadores.

E a placa de expansão AudioLAN é a porta de entrada do uTrack24 para este mundo.
Com esta placa, basta ligar um simples cabo de rede à tomada que se encontra na AudioLAN card, e o seu uTrack24 passa então a poder comunicar com qualquer aparelho em qualquer rede de áudio digital.

Melhor que isso, o uTrack24 possui o seu próprio software, embebido internamente no aparelho, pelo que é facilmente detectável via browser, bastando digitar o seu endereço específico, como se se tratasse dum simples router.
A partir daí, poderá reconfigurar completamente o uTrack24, criar canalizações de áudio específicas (ex.: tudo o que entrar nos canais 13 e 17 será canalizado para os canais de saída 7 e 8, por exemplo) e aceder aos ficheiros disponíveis no disco que estiver ligado ao uTrack24 a partir de qualquer ponto da rede (ou mesmo noutra parte do planeta, caso tenha o uTrack24 ligado a um router e uma ligação à net com IP fixo).

Na prática, um uTrack24 equipado com uma expansão AudioLAN e um RAID de discos rígidos fará um excelente servidor áudio. E se estiver ligado a um router com ligação de upload rápida e IP fixo, pode até ser um “reservatório” de loops e ficheiros áudio que poderão ser acedidos a partir de qualquer parte do mundo, escusando assim de andar com pens e discos rígidos atrás sempre que iniciar um novo projecto.